domingo, 25 de setembro de 2016

Nessa semana o grupo começou a pesquisar sobre os materiais que podem ser utilizados na construção do túnel de vento. Houve uma divisão para a pesquisa dos materiais do corpo do túnel e dos materiais relativos a produção de vento no túnel.

Em relação aos materiais para a construção do corpo do túnel de vento, o grupo reduziu a possibilidade para 3: fórmica, madeira pinus e fibra de vidro. O material de preço mais acessível é a madeira pinus, porém esse material é bastante rígido, o que dificulta a modelagem. Em compensação a fibra de vidro, apesar de ser a mais cara entre os três, é extremamente maleável, o que facilita a modelagem. O problema encontrado pelo no grupo no uso da vibra de vidro foi o manuseio, já que nenhum dos integrantes tem experiência com esse tipo de material. A escolha então foi pela fórmica, que apresenta um preço moderado (mais cara que a madeira pinus porém mais barata que a fibra de vidro) e uma boa maleabilidade.
OBS: a madeira pinus poderá ser utilizada para fazer o suporte do túnel de vento.

Em relação a força geradora de vento no túnel, a escolha ficou entre o ventilador e o cooler.
Após uma pesquisa de preços, rotação e vazão, o grupo chegou a conclusão de que o ventilador é a melhor opção. Além de mais barato, o ventilador apresenta uma maior vazão, o que, consequentemente, resulta em uma maior velocidade do vento dentro do túnel, o que ajuda na utilização didática do projeto.

O objetivo para a próxima semana é começar a compra dos materiais para a construção do túnel de vento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário